SOMBRA E LUZ



O texto abaixo foi escrito por Neale Donald Walsch (autor de "Conversando com Deus"), como prefácio do livro "O Lado Sombrio dos Buscadores da Luz", de Debbie Ford. Ele mostra-nos, com clareza, que a Sombra e a Luz co-existem no nosso Mundo; co-existem em nosso Ser Interior. Aliás, são dois aspectos necessários para a nossa vivência e aprendizagem. E a aprendizagem está, justamente, no encontro do equilíbrio perfeito desses dois aspectos dentro de nós.

Eleonôra


Quando eu era criança, não me sentia bem comigo mesmo. De fato, havia momentos em que eu realmente detestava ser quem eu era. Acreditava que era o único menino no mundo tão desajeitado, tão incapaz de fazer amigos e tão ridicularizado pela confraria de colegas da qual eu, desesperadamente – e tão sem sucesso -, ansiava por fazer parte.

As coisas não mudaram muito quando me tornei adulto. Sim, pensei que fosse tomar um novo rumo. Até me mudei para uma nova cidade, onde ninguém me conhecia. Onde ninguém ficaria sabendo da minha tendência infantil de me vangloriar para compensar a falta de confiança em mim mesmo. Ninguém teria visto o que os adultos da minha infância chamavam de meu “estouvamento”. E ninguém saberia sobre meu hábito de ser “invasivo”, enchendo o ambiente com minha presença a ponto de ninguém mais sentir que tinha espaço para aparecer. Meu desajustamento social jamais seria descoberto.

Bom, percebi que não adiantava me mudar de cidade, já que eu iria junto.

Até que chegou o dia em que descobri a mim mesmo, num retiro de crescimento individual organizado pelo departamento pessoal da empresa em que eu trabalhava. A coordenadora do retiro me disse alguma coisa que eu jamais esquecerei.

“Tudo aquilo que você chama de erros, todas as coisas de que você não gosta a respeito de si mesmo são seus maiores trunfos”, disse ela. “Eles somente estão amplificados acima do desejado. O botão do volume foi girado um pouco a mais do que deveria, só isso. Basta abaixar um pouco. Logo, você – e todos os demais – verá sua fraqueza como sua fortaleza, seus pontos ‘negativos’ como ‘positivos’. Eles se tornarão excelentes instrumentos, prontos para trabalhar a seu favor, em vez de contra. Tudo o que você tem a fazer é aprender a invocar esses traços de personalidade em doses apropriadas para o momento. Calcule qual é a quantidade necessária de suas maravilhosas qualidades e não libere nada além disso”.

Senti como se tivesse sido atingido por um raio. Nunca ouvi nada parecido, e ainda assim sentia instintivamente que era verdade. Minha bazófia não era nada mais do que confiança amplificada. O que as pessoas chamavam de “estouvamento” ou “imprudência” em minha juventude não era nada além de espontaneidade e pensamento positivo, também ampliados além do exigido. E a atitude invasiva era apenas minha capacidade de liderança, minha agilidade verbal e minha disposição para vencer – todas colocadas três pontos acima do necessário.

Percebi que todos esses aspectos do meu ser eram qualidades pelas quais eu fora elogiado vez por outra. Não era de admirar que eu ficara confuso!

Foi só então, quando olhei para o lado da sombra e vi com clareza por que os outros algumas vezes chamavam meus comportamentos de “negativos”, que também percebi o benefício de cada um deles. Tudo o que eu tinha a fazer era empregar esses comportamentos de forma diferente e não reprimi-los nem rejeitá-los. Simplesmente usá-los de maneira diferente.

Eu agora entendo a extraordinária importância de levar uma vida completa. Isto é, permitir a mim mesmo, em primeiro lugar, perceber e, então, fundir todos os aspectos que me compõem – aqueles que eu e os outros chamamos de “positivos” e aqueles que chamamos de “negativos” – em um magnífico Todo.

Por meio desse processo, finalmente fiz amigos. Mas como demorou para chegar nesse ponto! E como o processo teria sido mais rápido se eu tivesse tido a revelação das visões profundas e da maravilhosa sabedoria deste livro de Debbie Ford.

...

Acredito que a vida deve ser levada com absoluta visibilidade; o que significa com transparência total. Nada escondido, nada negado. Nem mesmo a parte de mim mesmo para a qual não desejo olhar, muito menos conhecer. Se concordar comigo em que a visibilidade é a chave da autenticidade e que a autenticidade é a porta de acesso ao seu Verdadeiro Eu, você agradecerá a Debbie Ford do fundo do coração por este livro, porque ele o conduzirá àquela entrada, atrás da qual se encontra a alegria duradoura, a paz interior e onde seu amor-próprio ocupará um lugar tão vasto que você finalmente encontrará espaço para amar os outros incondicionalmente.

E, uma vez iniciado esse ciclo, você não só mudará a sua vida, mas começará verdadeiramente a transformar o mundo.


Neale Donald Walsch
Ashland, Oregon

0 comentários:

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra