A ARTE DE SER ALEGRE


Neste mundo, as pessoas podem se considerar premiadas apenas por existirem. A alegria é seu direito inato. Aqui e ali, ao longo da vida, você vai se sentir alegre sem nem saber porque e às vezes até quando não convém.

Mas c’est la vie! Joie de vivre, como dizem os franceses, é a pura alegria de viver – uma forma de contentamento que ignora a racionalidade.

Não precisamos estar felizes para experimentar um instante de leveza. Acontece quando estamos irritados, cansados, tristes ou preocupados. Basta um pequeno incentivo e, sem mais nem menos, nos sentimos felizes por estarmos vivos e agradecidos pelo amor que carregamos no coração.

Às vezes, é um senhor simpático que se senta a seu lado no trem e lhe sorri. Ou então um fabuloso par de botas que você experimentou. Ou ainda a visão gloriosa das folhas vermelhas de outono contra um céu cinzento de tempestade. De repente, por um breve instante, você se sente emocionalmente pleno, em paz consigo mesmo.

Realizações e sucessos pessoais raramente são motivos para alguém sentir essa forma de felicidade. Na verdade, a natureza inexplicável da alegria de viver é parte de sua própria atração. Misteriosamente, a pessoa se sente envolvida no espetáculo da vida que se desenrola bem a sua frente.

Há quem seja surpreendido por uma explosão de alegria no exato momento em que enfrenta uma situação difícil no trabalho, quando tem de tomar uma decisão complicada ou se recupera de um revés sentimental. Para sentir-se feliz, basta um inesperado dia ensolarado, o olhar de admiração de alguém do outro lado da sala, um trecho de poesia, o convite de um ex-chefe para almoçar e pôr a conversa em dia.

O presente da alegria instantânea é parte tão integrante da natureza humana que mesmo o mais cínico dos mortais não está imune a ele. Já notou a forma como os alarmistas insistem em suas opiniões pessimistas? Provavelmente sentem prazer nisso. E, para dizer a verdade, eu e você também tiramos às vezes certa satisfação romântica de nossos mais indulgentes acessos de autopiedade.

De vez em quando, gostemos ou não, o cérebro é inundado por substâncias químicas de bem-estar – a recompensa da natureza por suportarmos os problemas do mundo.

Portanto, em vez de mostrar alegria quando não há motivo algum para isso, dê-se uma pausa. Não force um sorriso. Em vez disso, olhe em volta e abra-se ao que vê.

Observar pessoas vai pôr fim à tristeza mais rapidamente que tomar um remédio. A joie de vivre, afina, foi inventada pelo mesmo povo que nos deu a moda básica e os cafés ao ar livre.

Mas ninguém tem de ir a Paris para encontrar joie de vivre. Lugares públicos são uma fonte de alegria instantânea. Em seu quarteirão, pet shops, cabeleireiros e padarias são locais onde acontece esse tipo de encontro que faz subir os cantos da boca. Outros lugares propícios são museus, feiras, saguões de hotel, aquários e bibliotecas.

Uma pessoa nunca sabe quando será contaminada por uma doce efervescência. Essa emoção pode ser disparada pelo olhar de expectativa de um cachorro quando o dono diz “vamos”. Por um adolescente com o cartaz “bem-vindo, papai” no aeroporto. Ou pela garotinha com seu melhor vestido sentadinha sobre a mala, na rodoviária.

Cuidado: sentir-se triste nunca é desculpa para perder a chance de ficar alegre.

Véronique Vienne

0 comentários:

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra