Capítulo oitavo do livro "La memoria en las células"

Luís Angel Diaz

A BUSCA

Conectar-se com o bem-estar, com a liberdade e prazer interior é possível. Sentir a plenitude de estar em harmonia com o que lhe rodeia e a felicidade de estar vivo em cada poro de sua pele, é possível. Paradoxalmente, também é possível elevar-se e alcançar a paz através da dor, com os pés no sofrimento. Uma paz nascida da aceitação, da reconciliação com o seu próprio ser e com as transformações, da comunhão com o universo.

Se você está sofrendo, está no caminho. Se de alguma maneira existe uma parte sua que sabe, que intui que existe algo mais do que aquilo que se pode perceber com os sentidos, se você acredita que não é possível que tanta dor no mundo não frutifique em um despertar, você está no caminho.

Se você tem este livro em suas mãos, pode começar a tarefa de reconstruir o marco de sua existência. Talvez não possa transformar o que lhe sucede, mas certamente pode modificar o que lhe provoca e o que significa para você isso que lhe sucede.

Lembre: há uma inteligência incrivelmente vasta dentro de você, a mesma que opera em todo o Universo.

Quando eu era pequeno, costumava observar os adultos. A vida passava diante dos meus olhos como um filme e as pessoas mais velhas que me cercavam pareciam atores que interpretavam uma opereta e um papel. Tinha cinco anos e já experimentava o que depois eu soube que era depressão: sentia-me “pesado”, desconectado do mundo, tinha idéias suicidas. Estava dominado por uma sensação de debilidade e impotência. Estava quase sempre cansado. Cheguei a ficar com bastante sobrepeso e, constantemente, saia desses sentimentos desagradáveis ou comendo ou olhando televisão. Já naquela época, sentia bater profundamente dentro de mim a certeza de que, mais além dessa encenação, devia existir outra maneira de viver a vida. Sob uma fachada de doçura, eficiência e adaptação, germinava em mim uma dor emocional permanente. Depois, quando fui “civilizado”, “domado” pela cultura onde me coube a sorte de crescer, essa percepção passou para um segundo plano e ocorreu algo semelhante ao esquecimento. A essa altura, como costuma acontecer, já tinha aprendido a dissimular e a negar o que sentia.

Durante o longo e penoso processo através do qual me converti em adolescente, foi tomando conta de mim, paulatinamente, a certeza de que havia uma falha em mim, algum defeito irrecuperável. Entretanto, isto me trazia sentimentos confusos e contraditórios: poder ver as coisas de uma maneira diferente dos demais, estar fora dos padrões que os adultos me assinalavam fazia com que eu me sentisse “especial”, mas também com vergonha e culpa. “Quem você acredita que é?”, dizia dentro de mim uma voz que soava cada vez mais alto. Meu corpo expressava essa tensão interna através de dores no pescoço e nas costas, problemas digestivos e acidez estomacal. Os hábitos de constante ansiedade e intensa preocupação converteram-se num comportamento crônico e compulsivo.

Tinha só 17 anos e era tão grande o meu desespero, que busquei ajuda na psicanálise. Junto a Maria Lidia, uma gentil profissional com formação espiritual, não dogmática e nem religiosa, pude começar a reconhecer que, até então, tinha estado mentindo para mim mesmo. Dei-me conta de que jamais me importei de verdade com aquelas prioridades e valores familiares socialmente aceitos, como o de ser “alguém” ou o “que dirão os demais”; nem o de formar uma família, criar uma reputação ou ter muito dinheiro, como passaporte de uma vida afortunada. Foi dessa forma que, aos 21 anos, e contra todos os conselhos recebidos, abandonei a carreira de Arquitetura e me dediquei a praticar Yôga, meditação e vegetarianismo com um grupo de monges hindus. Com eles aprendi muitas coisas que me serviram em minha posterior carreira.

Paralelamente, comecei meus estudos de cura holística e medicina oriental. Esta foi uma mudança absoluta e radical, que marcou o começo de uma nova vida de criatividade, motivação e satisfação que ainda experimento hoje, vinte e cinco anos mais tarde.

Tinha 21 anos e estava aprendendo uma das mais importantes coisas que um ser humano pode aprender. Aprendi a fazer as minhas escolhas, com base naquilo que me fazia sentir bem, ao invés de fazê-las porque “devia” ou pelo que se esperava de mim. Aprendi que a fórmula perfeita para uma vida de sofrimento é viver buscando aceitação e aprovação dos demais. Desta forma, digo “sim” a eles e digo “não” a mim mesmo.

A partir de então me dediquei à busca da prometida liberação que ensinam as doutrinas orientais. Estudei e pratiquei diversos ensinamentos de cura e de despertar da consciência. Participei de inúmeros “workshops” e treinamentos. Queria expandir meus conhecimentos, aprender a melhorar minha vida e ajudar os outros a consegui-lo também.

Foi assim que estudei Shiatsu e outras disciplinas da medicina Oriental: Chi-Chi Kung, Tui Na, Nutrição, Macrobiótica, Digitopuntura, Acupuntura, Auriculoterapia, Ervas Medicinais, Homeopatia e Reflexologia.

Motivado pela paixão de seguir aprendendo e de ser mais eficaz em meu trabalho, estudei Astrologia Científica, Iridologia, Hipnoterapia, PNL – Programação Neurolinguística, Touch for Health (Toque para a Saúde) e Kinesiologia especializada, NOT – Neural Organization Technique, Técnica de Organização Neuronal, EFT – Emotional Freedom Technique, Técnica de Liberdade Emocional e outras disciplinas.


UMA TRANSFORMAÇÃO INESPERADA

Com as melhores intenções, passei vários anos submerso nos conhecimentos acadêmicos e espirituais relacionados com minha carreira, estudando diferentes cosmogonias e diversos métodos de cura. Mas, apesar de tudo, ainda não me sentia em paz comigo mesmo e nem me sentia livre. E, muito menos, feliz. Sentia-me “incompleto”, sempre estava faltando algo em minha vida.

Vários anos mais tarde, da maneira mais inesperada, uma experiência de profunda dor, tão intensa como nunca tinha sentido, detonou uma transformação que nunca tinha sonhado ser possível. Essa dor que parecia intolerável, me levou a descobrir um guia que não sabia possuir: uma presença que emanava de meu ser e impregnava meu corpo. De forma inesperada, a transformação dessa dor permitiu que descerrasse o véu e, simultaneamente, deixei de sentir a imperiosa necessidade de buscar. De alguma maneira soube que nada do que até então estivera procurando era em essência real para mim, assim como também não o era o tipo de vida que estava vivendo de forma tão aplicada. Foi então que voltou do esquecimento aquela certeza original que tinha em criança e compreendi, com todo o meu ser, que o mundo que acreditava real não o era. Pela primeira vez experimentei a sensação de estar completo. E com essa realização chegou um estado de liberação que trouxe consigo o sentimento de estar pela primeira vez em paz profunda.

A CRIAÇÃO DO CMR

Aproximadamente aos trinta anos de idade, começou a se desenvolver o meu interesse pela investigação da memória celular e se aprofundou oito anos mais tarde, quando morreu Adriana, minha companheira e esposa, com quem tive três filhos, Maria, Magdalena e Santiago.

Foi uma virada inesperada em minha vida e em minha prática profissional.

Imediatamente após ter desfalecido por causa de um aneurisma cerebral, Adriana entrou em um coma profundo do qual nunca despertaria. Ali estava eu, depois do choque inicial, como adormecido e anestesiado diante da evidência do que estava passando. Uma voz interior me perguntava uma e outra vez: “Por quê? Por quê? Por quê?” Sobre a minha cabeça sentia a pressão crescente de uma pesada coroa de ferro que apertava até tornar-se insuportável. Não podia chorar. Estava como que congelado, mas ainda fazia o possível para estar calmo.

Na sala de terapia intensiva tinha a companhia de Kelly, uma amiga muito querida, que era também uma das minhas alunas. Ela aproximou-se e me disse: “Bem, agora vamos fazer aquilo que nos tem ensinado.” Imediatamente soube do que se tratava.

Entreguei-me. Deixei de pensar e analisar, de pretender controlar, e comecei a aceitar que não sabia absolutamente nada. A permissão de sentir a dor desencadeou em mim um processo “fora do tempo”. Poucos minutos que me pareceram uma vida. Essa experiência me conduziu através de diferentes estados internos muito intensos, como a negação do que estava acontecendo, raiva e sentimentos de abandono muito profundos, terror do futuro e, paradoxalmente, culpa, muita culpa.

Finalmente, Adriana se foi, deixando-me de presente as sementes do despertar de uma nova vida. O choque que a sua perda produziu, disparou em mim o começo de um processo interno que transformou radicalmente a percepção de mim mesmo e de minha vida.

Isto ocorreu durante vários meses, quando fui descobrindo novas dimensões interiores, à medida que me permitia submergir mais e mais nos sentimentos e nas sensações corporais. No plano físico, era como se partes de mim começassem a se abrir para deixar-me acessar lugares cuja existência ignorava. Memórias de minha infância que acreditava esquecidas reapareceram nitidamente, especialmente feridas emocionais que edificaram meu sistema de crenças e da imagem de mim mesmo. E, além disso, vivências da vida intra-uterina. Pude reviver a experiência de sentir os sentimentos de minha mãe quando me levava em seu ventre. Pensei seus pensamentos e senti que seus sentimentos impregnavam todo o meu ser. Soube também, sem margem de dúvidas, que ali dentro de seu corpo tinha começado meu treinamento para chegar a ser o ser humano condicionado que cheguei a ser quando adulto.

Mas isto não terminou aí. Como uma viagem sem tempo, vieram as memórias anteriores ao útero materno e senti simplesmente o que decidi chamar “dor humana”, camadas e camadas de energia compactada em meu ser, sob uma grande pressão, antigas memórias de gerações e gerações de meus ancestrais.

Na trama dessa viagem fantástica tudo era fogo e fumaça; memórias de emoções eram absorvidas em intensos torvelinhos de energia, onde eram queimadas. Reconheci partes de mim que me causavam repulsa, lugares onde não queria ir. Soube, então, com toda a clareza, que eram exatamente nesses lugares onde teria que entrar e que neles estava a saída. Deixar-me levar através desses lugares, finalmente, abriu em mim o acesso a um lugar de total bem-estar, onde experimentei a paz, liberdade e amor incomensuráveis. Pude reconhecer-me, saber quem ou o que era a realidade. Antes de chegar a esse lugar interior tinha estado como que adormecido, quase morto.

O processo de atravessar esses espaços internos superpostos foi como a abertura de portas interiores e um ensinamento profundamente transformador. Soube que isso que estava experimentando era algo comum a todos os seres humanos e que, cedo ou tarde, todos podem abrir essas misteriosas portas.

Com o correr do tempo, o processo foi se aprofundando e também se aprofundou a aceitação de mim mesmo. Dei-me conta de que, apesar de ter estudado e praticado por quase duas décadas, não conhecia a função da dor na vida humana. Na realidade, não sabia nada sobre a dor. Era tragicômico: toda uma vida brigando contra algo que não conhecia e que, na verdade, era o que me daria uma vida nova!

Treinado para aliviar ou eliminar a dor e o incômodo, tinha combatido, resistido, rechaçado, evitado e negado a dor nos outros e em mim mesmo. Tudo o que tinha aprendido era que precisava tirá-la de cima, a todo o custo: “Se existe dor, existem erros. Se existe dor, existe um culpado. Se não encontro o culpado fora, a culpa é minha.” Não tinha me ocorrido permitir a dor e nem tornar-me seu amigo; não conhecia essa milagrosa porta. E o estado de presença é o que torna possível esse milagre; faz isto penetrando a tênue fronteira onde algo em nós passa a contemplar o que acontece no mundo que chamamos real.

A morte da minha companheira fez com que se abrisse diante de mim o mapa de meu interior e me fosse ensinado como transitá-lo. Quase sem me dar conta, fui me acostumando a estar presente no que tivesse que acontecer e a aceitar o que se apresentasse para mim. Soube que temos tudo o que necessitamos e que tudo está potencialmente latente em nosso ser, esperando ser reconhecido. Dei-me conta de que meu maior aliado é o corpo, e que há uma incrível e vasta inteligência nele impregnada e que é ativada cada vez que, conscientemente, estou presente nele.

Durante os anos de experimentação e prática de medicina holística, aprendi a conceber o ser humano como um novelo de info-energia ou de informação energética, parte indivisível de um campo eletromagnético que pode chegar a saturar com a carga emocional negativa. Com o correr do tempo, o armazenamento recorrente deste tipo de carga produz obstrução no fluido energético vital, criando um fenômeno que poderíamos descrever como compactação em forma de camadas sobrepostas. (Emoção, do latim ‘emovere’, significa ‘movimento’). Quando uma emoção é suprimida, estamos impedindo o movimento natural da energia vital. A repressão causa obstrução ou paralisia em algum lugar do campo energético e, como conseqüência, nos diferentes sistemas do organismo que se nutrem dele. As experiências de dor não processadas sufocam e reduzem a carga emocional positiva e isto conduz a uma disfunção do sistema corpo-mente. Durante toda a nossa vida usamos uma grande quantidade de força vital para suprimir emoções e manter armazenada a carga emocional negativa. O que aconteceria se tivéssemos disponível toda essa energia que usamos para reprimir? O que aconteceria se pudéssemos liberar essa carga que está bloqueada em nossas células?

Liberar a carga não é apagar a memória do evento, mas liberar a força de vida reprimida, para ser usada no crescimento e na auto-cura.

Alguns anos mais tarde chegou em minhas mãos um livro do mestre espiritual hindu Khabir e senti que suas palavras refletiam minha experiência: “Experimentei durante quinze segundos e dediquei minha vida a seu serviço”.

O TRABALHO COM O CORPO DE DOR

Depois de vários meses, quando comecei a aplicar com meus clientes o que tinha aprendido de mim mesmo, vi que funcionava maravilhosamente. Diariamente, nas consultas, aconteciam diante de mim resultados inesperados de cura e transformação nunca vistos.

Trabalhando e experimentando com eles, observei que as camadas de carga emocional negativa, acumuladas e armazenadas em nós, causam muitos desequilíbrios no corpo, na mente e na alma.

Também observei que, por outro lado, os seres humanos estão desenhados de tal forma que podem transformar muitíssima dor e que acumulá-la, como fazemos normalmente, representa algo assim como uma “aberração energética”, que nos condena a viver uma vida muito limitada e condicionada, que quase poderíamos chamar de uma vida infra-humana.

Pude ver que, debaixo dessas camadas sobrepostas de energia compactada e contraída, estava alojada em cada um de nós uma fonte de poder vital extraordinária, muito difícil de conceber para o meu entendimento lógico e racional. Ali se encontrava um estado de bem-estar difícil de descrever com palavras, ainda que hoje pudesse dizer que é uma combinação de amor próprio muito profundo, liberdade, paz interna e gozo de vida sem motivo algum.

Como era possível que cada um de nós tivesse isso em seu interior e não experimentasse? Como é possível que estejamos buscando fora quando possuímos dentro?
Imediatamente lembrei-me de uma parábola sobre um miserável mendigo que, diariamente, sentava nas ruas estendendo sua mão para os transeuntes esperando receber uma moeda. Ele não sabia que a caixa que ele usava como assento estava repleta de ouro!

Este lugar tão poderoso que chamei de centro de bem-estar é algo que todos possuímos: os bons e os maus, os sábios e os ignorantes, os espirituais e os agnósticos. É a fonte de poder que faz com que sejamos o que somos e mantém nossos corpos vivos. Ocupa-se de todas as funções vitais, de movimento, mentais e emocionais; de crescimento, de auto-cura e de reprodução. Se existimos, possuímos este centro de bem-estar. Tudo o que existe, existe porque possui esta fonte de poder que o sustenta. Em nós, seres humanos, o centro de bem-estar está sufocado por camadas e camadas de dor que foram criadas por contrações energéticas e que nos separam do estado de bem-estar. É um estado de fragmentação interior, que resulta em um estado de sonho que nos impede de ver claramente o que somos na realidade.

PARAFRASEANDO JESUS CRISTO, “É UMA PAZ QUE VAI ALÉM DE TODA A COMPREENSÃO”

Em antigas correntes espirituais este estado de sonho era chamado de estado de inconsciência ou ilusão e, os hindus o chamam de “Maya”. Quando estamos submersos nele, nós criamos o que não é real e não podemos ver o que é falso. Em algumas pessoas, o estado gerado pela fonte de bem-estar está mais acessível, porque existem menos camadas de energia compactada. Elas são mais conscientes de sua situação e podem encontrar a maneira de conectar-se voluntariamente com esse estado de ser interno. Permitir as sensações e as emoções que aparecem a cada momento, observando o que é “tal como é”, abre os portais para esse lugar interior. Permitir e aceitar o que nos acontece não significa que gostemos daquilo ou que estejamos de acordo.

Aliar-nos ao “que é”, por outro lado, estimula o estar presente em nossa vida. Esse estado de ser transcende o que está acontecendo no momento e é o que nos conecta com a matriz que sustenta tudo o que existe. Quando estamos reagindo diante do que nos acontece e resistindo, não estamos presentes. Estamos filtrando tudo através da imagem artificial que temos da vida e de como deveriam ser as coisas, segundo nos contaram. Mas, em troca, quando estamos presentes, nos aliamos à vida, e quando isto acontece, toda a criação se torna nossa amiga.

Site: CMR - Liberación de la Memoria Celular

Tradução para o português: Eleonôra

0 comentários:

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com tua visita!
Paz, Amor e Alegria no teu coração!!!
Eleonôra